Home » Notícias » Unidades de Saúde promovem palestras no “Outubro Rosa”

Unidades de Saúde promovem palestras no “Outubro Rosa”

Unidades de Saúde promovem palestras no “Outubro Rosa”

Na manhã do último sábado (22), as unidades básicas de saúde (UBS) de Iperó realizaram atividades com orientações médicas ao público feminino para marcar o “Outubro Rosa”, mês em que é intensificada a campanha de prevenção ao câncer de mama. As unidades também realizaram ações de prevenção ao câncer de colo de útero.

Entre os objetivos das atividades relacionadas ao “Outubro Rosa”, estão a orientação e a conscientização sobre a importância do autoexame da mama, além de levar informações para que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer sinal suspeito e busquem atendimento médico.

De acordo com a secretária da Saúde, atividades como essas reforçam a importância dos cuidados a serem tomados no dia-a-dia. “O autoexame e a consulta regular com um médico devem ser tratados sempre como prioridade. Isso por que, quanto mais cedo o diagnóstico de uma doença, maior a chance da eficácia no tratamento”, explicou.

Todas as mulheres que realizaram o agendamento prévio fizeram a coleta para o exame papanicolau. Em seguida, uma palestra médica apresentada em cada unidade abordou a importância e os cuidados com a saúde da mulher. Após a palestra, houve ainda uma confraternização com café da manhã nas UBS’s.

O agendamento para mamografia é realizado através da Central de Vagas, que posteriormente faz o encaminhamento para o exame. Já o agendamento e a realização dos exames de papanicolau acontecem conforme o seguinte cronograma:

– UBS CS III (Centro): agendamentos de segunda a sexta em horário comercial. Os exames são realizados às segundas a partir das 8h e quintas a partir das 13h;

– UBS Jardim Vitorino: agendamentos de segunda a sexta em horário comercial. Os exames são realizados às segundas a partir das 13h30 e quartas a partir das 8h30;

– UBS Marinheiro Marcílio Dias (George Oetterer): agendamentos somente às segundas em horário comercial. Os exames são realizados também às segundas a partir das 7h;

– UBS Bacaetava: agendamentos realizados de segunda a sexta em horário comercial. Os exames são realizados às terças e quintas a partir das 8h.

Scroll Up