Home » Destaque » Unidades de saúde realizarão exames de Papanicolau

Unidades de saúde realizarão exames de Papanicolau

Unidades de saúde realizarão exames de Papanicolau

“Mulher, ame-se. Faça o seu exame preventivo.”

 

No próximo domingo (12), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao aniversário de Iperó, as unidades de saúde do município promoverão uma campanha para realizar exames de Papanicolau.

Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h, simultaneamente na UBS Centro, UBS Jardim Vitorino, PSF Bacaetava, UBS George Oetterer e também no pronto atendimento. É preciso fazer o agendamento prévio na unidade onde realizará o exame. Já no dia do exame, será necessário apresentar o RG, o CPF e o cartão SUS.

O Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O nome do exame é uma homenagem ao patologista grego George Papanicolaou, que criou o método no início do século XX.

Essa é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero ainda no início, antes mesmo dos sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Toda mulher, após iniciar a vida sexual, deve realizar o exame periódico, especialmente aquelas que estão na faixa etária entre 25 e 59 anos.

Mais informações: Secretaria de Saúde (3266-2228)