Home » Notícias » Vacinação contra a Febre amarela é intensificada

Vacinação contra a Febre amarela é intensificada

Vacinação contra a Febre amarela é intensificada

Desde a última segunda (18), a Secretaria Estadual da Saúde realiza uma intensificação da vacinação contra a Febre amarela. A mobilização acontecerá até o próximo dia 29 e é uma medida preventiva em virtude dos novos casos de macacos encontrados mortos pela doença no Estado de São Paulo.

Nesse período de intensificação da vacinação, em Iperó as vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 15h30. Até o momento não houve casos da doença no município.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, neste ano foram imunizadas cerca de 8,5 mil pessoas contra a Febre amarela em Iperó. Nos últimos três meses diminuiu a procura pela vacina, seja por que parte da população foi imunizada entre 2009 e 2010, ou por causa da preocupação relacionada a possíveis reações provocadas pela vacina. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a orientação para que todas as pessoas que não tenham contraindicação – e ainda não foram vacinadas – participem da imunização.

Crianças de nove meses a dois anos de idade recebem a dose padrão da vacina. Quem vai viajar para países que exigem a vacinação, deve apresentar o passaporte ou visto que comprove a viagem internacional, para que receba a dose padrão da vacina e possa solicitar o Certificado Internacional de Vacinação.

A vacina não é recomendada a crianças menores de nove meses; pacientes imunodepressivos; portadores do vírus HIV; em tratamento com drogas imunossupressoras; submetidos a transplante de órgãos; com imunodeficiência primária; com neoplasia; com histórico de doenças do timo; com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina.

Após o encerramento da intensificação da vacinação contra a Febre amarela, as unidades voltarão a disponibilizar as doses em esquema de rodízio.

Mais informações: 3266-2228 (Secretaria da Saúde)