Home » Notícias » Vacinação contra a H1N1 segue até o dia 20

Vacinação contra a H1N1 segue até o dia 20

Vacinação contra a H1N1 segue até o dia 20

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe H1N1, uma ação conjunta do Ministério da Saúde em parceria com os municípios brasileiros, teve inicio no último dia 30 e segue até o próximo dia 20. Para o início da campanha, Iperó havia recebido apenas 2,5 mil doses da vacina, o que representa 19,2% das 13 mil esperadas. Essas 2,5 mil doses acabaram logo no início da tarde de sábado, pois a procura foi bastante grande. Por isso, o chamado “Dia D” aconteceu de forma parcial. O mesmo aconteceu em outras cidades do Estado de São Paulo e do país, que também registraram a falta de vacinas no primeiro dia da campanha.

A vacinação tem o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. O foco principal neste primeiro momento é vacinar os grupos prioritários, conforme a definição do Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas a partir de 60 anos; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; indígenas; população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as doses restantes serão enviadas para Iperó até o fim desta semana. “A vacinação para a prevenção da gripe H1N1 é muito importante para trazer tranquilidade aos munícipes”, explicou a secretária de Saúde do município.

A Prefeitura esclarece e tranquiliza a população, informando aos munícipes que não foram vacinados no primeiro dia, que poderão se dirigir a uma unidade básica de saúde até o dia 20 de maio, quando a campanha será encerrada. Para tomar a vacina, o paciente deverá apresentar a carteirinha de vacinação ou um documento de identificação.

Scroll Up