Home » Notícias » Vacinação contra a Influenza é prorrogada

Vacinação contra a Influenza é prorrogada

Vacinação contra a Influenza é prorrogada

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) até o próximo dia 15. A decisão da Secretaria de Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, levou em consideração a paralisação dos caminhoneiros em todo o país.

Essa época do ano é o período considerado ideal para a vacinação, por ser anterior ao pico de transmissão do vírus. Em Iperó, a expectativa é vacinar 5.227 pessoas. Até o último dia 30, conforme as informações divulgadas pela Vigilância Epidemiológica do município, 2.490 pessoas foram vacinadas, o que representa 47,64% do público esperado. O menor índice de vacinação está entre as crianças, onde apenas 26,5% foram vacinadas.

A Secretaria Municipal da Saúde realizou diversas ações além da vacinação feita nas UBS’s, como a vacinação em domicílio de todos os atendidos pelo Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), a vacinação dos acamados que integram os grupos prioritários e os postos volantes montados no “Dia D”. Com a prorrogação do prazo, espera-se que esses números aumentem. O objetivo da campanha é vacinar ao menos 90% dos grupos.

A vacinação é destinada às pessoas com 60 anos ou mais; crianças a partir de seis meses e até menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da Saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população carcerária e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

O atendimento para a vacinação é realizado nas UBS’s de Iperó, de segunda a sexta, das 8h às 15h30.