Home » Notícias » Vacinação fracionada contra a Febre amarela começa no dia 14 em Iperó

Vacinação fracionada contra a Febre amarela começa no dia 14 em Iperó

Vacinação fracionada contra a Febre amarela começa no dia 14 em Iperó

A partir da próxima quarta (14) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Iperó iniciarão a vacinação fracionada contra a Febre amarela, com doses direcionadas a toda a população. A expectativa é que sejam vacinadas 22 mil pessoas no município. A ação faz parte das medidas preventivas da Secretaria Estadual de Saúde para a região de Sorocaba. A dose fracionada corresponde a um quinto da dose integral da vacina.

O município recebeu seringas especiais, com sistema de segurança, desenvolvidas para aplicar as doses de 0,1 ml. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose padrão da vacina contra a Febre amarela, de 0,5 ml, protege a pessoa por toda a vida. Já a dose fracionada, de 0,1 ml, tem duração de pelo menos oito anos. Após esse período é recomendado o reforço da vacina.

Crianças de nove meses a dois anos de idade receberão a dose padrão da vacina. Quem for viajar para países que exigem a vacinação, deverá apresentar o passaporte ou visto que comprove a viagem internacional, para que receba a dose padrão da vacina e possa solicitar posteriormente o Certificado Internacional de Vacinação.

Até o momento não houve casos da doença em Iperó. Importante ressaltar que entre 2009 e 2010 foi intensificada a vacinação contra a Febre Amarela em Iperó e quem tomou a vacina nesse período já está imunizado e não precisará de nova dose.

A vacina não é recomendada a pacientes imunodepressivos; portadores do vírus HIV; em tratamento com drogas imunossupressoras; submetidos a transplante de órgãos; com imunodeficiência primária; com neoplasia; com histórico de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica); com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras); crianças menores de nove meses.

Para a vacinação o paciente deverá procurar a UBS mais próxima da sua casa e apresentar a caderneta de vacinação. Confira o cronograma da vacinação em Iperó, começando no dia 14:

E visando facilitar o acesso à vacinação, a Secretaria de Saúde de Iperó realizará a intensificação da vacinação no dia 17 (sábado), com equipes volantes em diversos locais no município, que serão divulgados no decorrer da próxima semana. Já no dia 24 será realizado o “Dia D” de vacinação em todas as unidades de Saúde, sendo uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde.