Home » Notícias » Vencedores do projeto “Jovens Talentos” visitam Aramar

Vencedores do projeto “Jovens Talentos” visitam Aramar

Vencedores do projeto “Jovens Talentos” visitam Aramar

Numa parceria entre a Prefeitura de Iperó e a Fundação Pátria, os alunos das escolas municipais “Prof. Roque Ayres de Oliveira” e “Prof. Pedrina de Campos Pedrozo Rosa” visitaram o Centro Experimental Aramar (CEA) no último dia 14, onde conheceram os prédios e os processos realizados no local.

Os estudantes foram os vencedores do projeto “Jovens Talentos”, que promove as Feiras de Ciências nas escolas, e a visita ao CEA fez parte da premiação. O projeto tem o objetivo de aproximar as escolas públicas das instituições tecnológicas para apresentar as atividades desenvolvidas nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia.

Também estiveram presentes o secretário do Meio Rural, Ambiente e Turismo, o diretor da Fundação Patria, João Marco Real, professores e equipes gestoras das escolas, que foram recepcionados com um café da manhã e logo após participaram de uma palestra com o Comandante Daniel Keristing, que apresentou o Programa Nuclear da Marinha, os processos de enriquecimento de urânio e o funcionamento do submarino nuclear.

“Aprendi bastante sobre a energia nuclear. Uma das curiosidades que achei muito interessante foi saber que 10 gramas de urânio equivalem a mais de uma tonelada de carvão na produção de vapor para gerar energia”, disse o aluno Lucas Paques Condotto, do oitavo ano da Escola Municipal “Prof. Roque Ayres de Oliveira”.

Após a palestra, os visitantes participaram de um passeio guiado pelo Primeiro Tenente Gilson Masao Goya, que apresentou os prédios do CEA e explicou sobre o funcionamento dos setores. Também visitaram o laboratório radioecológico, onde o químico responsável, Djair Robles Arine, apresentou os processos de análises de radioatividades, ph do solo (medição de acidez) e controle.

“O passeio permitiu mostrar aos alunos a importância de se dedicar aos estudos, vivenciar o trabalho desses profissionais que atuam no CEA e aprender que todos são capazes de alcançar os seus objetivos”, comentou a secretária de Educação, Cultura e Esportes.

O prefeito destacou a importância da parceria com a Fundação Patria. “Essa oportunidade para os alunos conhecerem instalações científicas, por meio do projeto Jovens Talentos, contribui para a formação e incentiva o prosseguimento nos estudos. Parabéns aos alunos vencedores e às escolas”, finalizou.