Home » Destaque » Vigilância Epidemiológica de Iperó participa de Simpósio sobre controle de Sarampo e Influenza no Brasil

Vigilância Epidemiológica de Iperó participa de Simpósio sobre controle de Sarampo e Influenza no Brasil

Vigilância Epidemiológica de Iperó participa de Simpósio sobre controle de Sarampo e Influenza no Brasil

Aconteceu nesta segunda-feira (22), o Simpósio Estadual de Influenza & Sarampo promovido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de São Paulo. Dentre mais de 600 municípios inscritos, os agentes de saúde pública de Iperó participaram do evento direcionado aos profissionais de saúde do setor público e privado do estado.

O Simpósio tratou da elevação de casos de Sarampo no Brasil e o risco de perda do certificado de país imune ao vírus – conquistado em 2016. Especialistas na área apontam que um dos motivos da volta do vírus do Sarampo é a falta de imunização da população, que ficou sobre a mira de muitas notícias falsas sobre os efeitos da vacina.

“É muito importante relembrar que a vacina tem como único objetivo proteger os indivíduos contra o vírus”, destaca a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Iperó, Flávia Zopi. “Em Iperó e em municípios vizinhos, não há casos registrados de Sarampo até o momento, mas a prevenção através da vacinação é imprescindível. Por isso, os Postos de Saúde da cidade estão sempre equipados para a aplicação dessa vacina”, completa Flávia.

A segunda pauta tratada durante o Simpósio foi da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, o popular vírus da gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus pode causar uma infecção aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global; por isso é importante se prevenir com a vacina. Em Iperó, a vacinação contra a Influenza fica disponível até 31 de maio.

Scroll Up