Home » Destaque » Você sabia que em Iperó tem grupo de escoteiros?

Você sabia que em Iperó tem grupo de escoteiros?

Você sabia que em Iperó tem grupo de escoteiros?

Não? Sim? Sabia mas não via os escoteiros há algum tempo? Pois é, o Grupo de Escoteiros Moripan já existe há 15 anos no município, mas, entre esse período, dificuldades como falta de recursos e o desaparecimento de membros contribuíram para o enfraquecimento do grupo. Contudo, por apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação Cultura e Esporte, o Moripan vem retomando suas atividades escoteiras em Iperó, e agora com uma nova turma que já está “sempre alerta”.

Entre lobinhos, escoteiros, pioneiros e sêniores, o grupo, formado por cerca de 20 participantes, realiza suas atividades todos os sábados no Ginásio de Esportes Dito Bom. A turma, composta por crianças de 6 anos até adultos com mais de 40, é coordenada pelo experiente Paschoal Silva – escoteiro há 50 anos.

Além do chefe do grupo, os pais das crianças que participam do projeto também auxiliam nas atividades e, assim, acompanham o desenvolvimento dos filhos. Jéssica Santos, mãe de três crianças participantes, frequenta o Ginásio todos os sábados para assistir e auxiliar nas atividades. Jéssica conta que já percebeu melhora no comportamento dos filhos: “Antes eles só ficavam em casa mexendo no celular e agora eu vejo que eles estão mais ativos com essas atividades ao ar livre”.

Como explica Paschoal, as atividades realizadas são próprias de vivências de escoteiros, como simulação de tarefas em acampamento. Neste último sábado (27), por exemplo, além das típicas brincadeiras, a turma aprendeu a cozinhar arroz com o auxílio de caixinhas de leite e de um “fogão” construído pelos próprios jovens.

“É legal porque a gente aprende muitas coisas aqui”, relata Nicoly Lavínia, 14 anos, escoteira líder da turma. “Eu gosto tanto que até prometi pra todo mundo que eu vou seguir pra sempre no escotismo”, diz a garota.

Paschoal conta que a programação para essa nova turma está só começando, inclusive o próprio grupo está aberto para a entrada de mais membros. Dessa forma, quem se interessou pelo projeto, pode conhecer mais ao assistir e participar das atividades que acontecem todos os sábados, das 14h30 às 17h, no Ginásio de Esportes Benedito Romualdo de Godois – localizado na Av. Luíza Rosas Sartorelli, 70, Narita Park.