Home » Campanhas » #VocêSabia que estamos no mês de conscientização ao não abandono de animais? Conheça a campanha “Dezembro Verde”

#VocêSabia que estamos no mês de conscientização ao não abandono de animais? Conheça a campanha “Dezembro Verde”

#VocêSabia que estamos no mês de conscientização ao não abandono de animais? Conheça a campanha “Dezembro Verde”

#VocêSabia que estamos no mês de conscientização ao não abandono de animais? Conheça a campanha “Dezembro Verde”

No Brasil, 30 milhões de animais vivem em situação de rua e a maioria dos casos são fruto de abandonos. Por conta dessa triste realidade, o Dezembro Verde foi criado como uma forma de conscientizar os brasileiros sobre o abandono dos animais, que são rejeitados com maior frequência no mês de dezembro.

A realidade dos animais abandonados é triste. Alguns chegam a morrer de tristeza, outros, morrem atropelados e muitos são alvo da maldade humana. E, infelizmente, todos passam fome e medo. Os animais são cheios de sentimentos e angústias, porém muitas pessoas os tratam como brinquedos.

Ao adotar um animal, você assume uma responsabilidade e deve cuidar do seu bichinho como um novo membro da sua família, e se por algum motivo você pensar em o abandonar, saiba que isso é um crime! Atualmente, as leis que atuam contra o abandono de animais são: lei Federal nº 9.605/98, lei Estadual nº 11.977/2008, além da lei municipal nº 949/18. Abandonando um animal você está sujeito a pena 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.

No Brasil, na maioria dos casos os animais estão sob cuidados de ONGs e grupos que atuam na proteção animal. Em Iperó, temos a ADAI – Associação em Defesa dos Animais de Iperó, que protege animais domésticos de situação de abandono e maus tratos.

Com o auxílio da Guarda Civil Municipal, dezenas de animais já foram resgatados pela associação. Mas ainda há muito trabalho pela frente e a ADAI precisa da sua ajuda – você pode contribuir com doações, participando do Brechó Solidário realizado mensalmente no centro da cidade, sendo voluntário, entre outras diversas formas. Acompanhe a página da ADAI no facebook e fique em dia com as formas de contribuir para a vida dos animais da cidade.

Então, lembre-se: abandonar, maltratar ou acorrentar animais é CRIME! Todos estão de olho em você e podem te denunciar de forma rápida e eficaz através do telefone da GCM – 3266-1617. Cuide de quem sempre está do seu lado e disposto para conviver com muito companheirismo!