Home » Notícias » #VocêSabia que fevereiro é o mês da conscientização da prevenção da gravidez na adolescência?

#VocêSabia que fevereiro é o mês da conscientização da prevenção da gravidez na adolescência?

#VocêSabia que fevereiro é o mês da conscientização da prevenção da gravidez na adolescência?

Modificado pela última vez em

#VocêSabia que fevereiro é o mês da conscientização da prevenção da gravidez na adolescência? 

Em fevereiro o Brasil conscientiza meninos e meninas sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência. Quando uma gravidez acontece na fase inicial da adolescência, pode trazer futuras consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe, do pai e do recém-nascido. No Brasil, em 2018, 21.154 bebês nasceram de mães com menos de 15 anos de idade.

As principais formas de evitar a gravidez na adolescência é o acesso à informação, a educação, assim como a conscientização e a orientação para o uso de contraceptivos. Tudo isso, porém, só será possível através da associação de ações educacionais e de saúde pública. Não basta ter a informação se o acesso a uma consulta, um aconselhamento, ou a uma cartela de camisinhas é restrito.

Para incentivar o debate sobre a gravidez precoce e os riscos e consequências, o Ministério da Saúde está promovendo a campanha “Tudo tem seu tempo: Adolescência primeiro, gravidez depois. E em Iperó, todas as Unidades Básicas de Saúde devem passar por uma semana de orientações aos munícipes entre os dias 17 a 21 de fevereiro.

A prevenção, a conversa e a informação é o melhor caminho para a estruturação de uma relação consciente. Procure a UBS mais perto de você e participe da semana de orientações com profissionais adequados!